Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Corrente do Mal - It Follows




Olá, pessoinhas!
Acho que nunca escrevi nada aqui falando diretamente com vocês, mas quero que saibam que sou mais do que textos enormes e tirinhas sem sentido... Acho... Penso... Rezo...
Queria contar pra vocês de um filme de terror que vi recentemente.
O nome é Corrente do Mal (It Follows, em eslovaco) e se trata daquele tipo de filme de "maldição".
Eu não costumo gostar de filmes de terror, e sempre assisto com companhia pra ficar zoando e tentar evitar o medo, mas esse filme me deixou abismado pela sua qualidade.
Nada dos corriqueiros "jump scares" (coisas saltando na sua cara pra fazer seu orifício piscar), e muito daquela saudável e gostosa tensão psicológica.
E do que se trata?
É um filme de "monstro sobrenatural", no qual é retratada uma certa maldição que é passada através do sexo. A pessoa "infectada" está sendo seguida por uma coisa que assume a forma de diferentes pessoas. Essa coisa não corre, mas caminha na direção da pessoa, e se ela te pegar... Digamos que não é nada bonito.
Como se livrar dela? Passando adiante! Ah, mas tem um detalhe. Se a pessoa morrer pra quem você passou morrer, a coisa vai ir atrás da próxima pessoa na "corrente".
Eu não quero falar muito mais agora para não dar spoiler, mas vou comentar algumas coisas para quem já viu.
Assista essa bela película e clique em "Continuar lendo" para ver minha análise um pouco mais detalhada sobre o filme.

Como último aviso, gostaria de salientar que a experiência com o filme pode vir a ser prejudicada, caso leia o resto desse texto sem tê-lo visto!

Vamos falar da "coisa". Ninguém além dos portadores consegue ver essa "criatura" e ela só vai atrás do último que a recebeu, além de ser no máximo "atrasável".
Pensem na merda que deve ser isso, você pode até passar a maldição à frente para ter um pouco de tranquilidade. Mas e aí? E se a pessoa pra quem você passou morreu? Como você vai saber? Depois de receber esse "belo presente" nenhum momento de sua vida será verdadeiramente tranquilo, com a possibilidade da coisa bater na porta de sua casa sem você menos esperar.
Disso eu tirei uma teoria, uma solução! Talvez a lição de moral que a coisa queira dar. A mensagem bonita desse filme... rs.
No final do filme, nossa querida personagem principal passa a maldição para um de seus amigos, mais especificamente para o que parecia amar ela. E esse é o desfecho genial! Ou pelo menos a forma de vencer a maldição. Ao invés dele ir e passar a coisa adiante, eles formaram um casal. Desse modo, um pode descansar sob a vigia do outro e nunca serão pegos de surpresa.
Ainda é uma vida de merda? Obviamente. Eles jamais terão paz novamente, mas eles vão impedir mais pessoas de morrer. Claro que o fim do filme pode ser bem menos profundo que isso, com eles simplesmente tendo dito "foda-se". Mas se deve haver um sacrifício, porque não um assim?
Assim, depois de muitos anos, quando eles estiverem velhinhos, eles podem parar de fugir.
Mas será que o stress da fuga constante vai deixar eles envelhecerem o suficiente para que os portadores antes deles não ferrassem tudo continuando com a corrente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí!!