Total de visualizações de página

sábado, 10 de setembro de 2016

Sobre a vida em São Paulo

Antes de vir para cá ouvi tanto falar de São Paulo. De bem e de mal. Sobre pessoas frenéticas, que não te olham, não ajudam, uma selva de pedra onde as pessoas se matam por um teto, um emprego ou uma liquidação. Sobre festas incríveis, quando e onde quiser, com pessoas das mais diversas e sem rótulos, de programações culturais variadas e da pluralidade de gente que vem parar aqui procurando uma oportunidade. É, todos os comentários são um pouco verdade. Hoje, tendo o semestre a milhão na UNIFESP posso reparar que quem sobreviveu em Porto Alegre, mais especificamente na UFRGS, consegue sobreviver aqui. As pessoas são frias? Talvez, mas é a frieza normal de desconhecidos. Meus julgamentos sobre as pessoas e as facilidades de teto e emprego com toda certeza são influenciadas pelas minhas experiências. Quando solicitei a mobilidade acadêmica estava aberto o edital do Programa Santander pela UFRGS, que me garantiu 500 temers mensais para ajuda de custo e logo também comecei na minha bolsa de IC, que me garantem mais 450 temers, e ainda tem um auxílio para moradia, alimentação e transporte de 586 temers que logo sai o resultado, e me encaixo nas especificações de pobreza, então, tenho fé. Levando em consideração que moro razoavelmente perto e em dias e horários de sol, vou a pé para o campus e lá almoço no restaurante universitário, tenho uma renda razoável para sobreviver na terra da garoa. Claro que juntei um dinheiro para emergências e pretendo não ter que mexer nele, mas acho essencial ao menos essa medida quando topamos uma aventura sozinha em terra desconhecida. Sei que meus textos ainda descrevem Porto Alegre, pois deixei muita coisa lá. Não visitei muito esta cidade cinza, mas conheci um pouco de seu verde. O Parque Iberapuera é incrível e gigante, muito maior que a Redenção, e tem um museu bem no meio. Sobre o ar, sim, você enxerga o ar que respira. Bem, isso é um exagero, mas seu nariz sente sim a diferença, tanto que não consigo dormir sem tomar um remédio para respirar melhor. Ainda não experimentei o trânsito congestionado. Quando preciso fazer algum caminho mais longo, usamos o Uber que aqui se mostra uma opção barata e segura... Bem, estou pensando em fazer um blog apenas com estas experiências, contando coisas daqui, com fotos e dicas, mas por enquanto prometo novas histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí!!