Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A UERGS e o tucano que voou


“Tu acha que eu vou perder o meu tempo? Tenho coisas mais importantes para fazer!”

Isso foi o que eu ouvi de uma pessoa que estuda na Uergs, não do mesmo campus que o eu. Fiquei estarrecida com essa atitude, pois quando estudávamos juntas, no ensino médio, a postura dela era totalmente diferente perante questões inquietantes.

A Uergs está com um dilema de falta de professores e isso ocorre não de hoje. Ainda há pouco, liguei para minha amiga que também cursa na Uergs e fiquei sabendo que alunos do campus dela iriam a Porto Alegre tentar uma reunião com o Tarso, nosso governador, por causa dessa falta de professores. Fiquei até animada com a notícia, pois nesta segunda-feira (04.04.2011) fundamos o CAESD (Centro Acadêmico da Engenharia em Sistemas Digitais) justamente para poder lutar por essas e outras melhorias. Neste momento, perguntei se ela iria a tal reunião e obtive a lastimável primeira frase deste texto como resposta.

O problema da sociedade atual é provocado por pessoas que também dão essas respostas. Importar-se com a totalidade é defender a cada um de um modo genérico e prático. Lutar por uma causa de todos, na minha visão, não é perder tempo, muito pelo contrário. Perder tempo é ficar vendo televisão acomodadamente em seu sofá, esperando que algo mude. Somar forças é ganhar tempo, é acelerar o processo, afinal, já diz o ditado, “muitas cabeças pensam melhor do que uma”. Minha amiga poderia simplesmente ter dito que não tem tempo para deslocar-se ou que não gosta da burocracia política que gira em torno da Uergs, mas nunca, sendo aluna-pilar, dizer que querer promover o bem comum seja perda de tempo.

Estamos em uma Instituição que tinha tudo para dar errado, mas não deu, para minha sorte. Enfrentamos uma realidade de infra-estrutura precária e falta de professores, porém, temos o título de 3ª melhor universidade do Rio Grande do Sul, na frente de muitas faculdades renomadas, como a Federal de Santa Maria, PUC, Unisinos e cia ltda.

A Uergs se manteve viva por seus alunos, professores e funcionários, durante longos anos de tirania tucana (lê-se Yeda) aqui no estado. Imagine se todos os alunos pensassem como a minha amiga. Nossa universidade já estaria fechada há algum tempo.

Hoje, eu mais três colegas conversávamos justamente sobre este assunto, como melhorar a faculdade. Chegamos à mesma barreira, que é o comodismo, indiferença e até mesmo ignorância de alguns.

Não canso de repetir: seja no que for, sozinho não se vai longe! A solução é reunir toda a massa que vive no mundo Uergs e mostrar que estamos dispostos a fazer o que for para aperfeiçoarmos nossa instituição de ensino superior, a qual não é pequena e sim, espalhada.

Quase todos os estados brasileiros têm universidades estaduais bem-sucedidas. Por que temos que ser diferentes? Sei que comparar a Uergs com qualquer outra estadual é meio desleal e utópico, mas vivemos esse sonho, que é possível e de fácil execução, isso, se as autoridades cumprirem com suas promessas.

(texto escrito em 06.04.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí!!