Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A UERGS, o Tarso e o fio do bigode

Não se turbe o vosso coração. - Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. - Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. (S. JOÃO, cap. XIV, vv. 1 a 3.)


Há grandes documentos que marcaram a humanidade: As mil e uma noites, o Alcorão, a Declaração dos Direitos Humanos, a Bíblia, Os lusíadas, a Ilíada, não necessariamente nesta ordem, Romeu e Julieta, O Capital, as Constituições dos países, a nossa Constituição, o Código Florestal, enfim, inúmeros. Lá, em São Borja, ainda é muito importante um documento que não é escrito, nem está registrado em cartório. Lá, já se sacramentaram negócios e mais negócios no fio do bigode.


Ao assinar em São Borja, RS, a nomeação de 23 professores para a instituição de ensino nos diversos campi, além de cinco, dos sete, diretores regionais, anunciando também a elaboração de projeto de lei para a contratação emergencial de 17 servidores técnico-administrativos e 60 professores e dando conta da preparação de concurso público para que, no término dos contratos emergenciais, os concursados possam ser empossados, o Governador Tarso Genro deu mostras de que honra o fio do bigode.


Durante sua campanha, ao passar por todo o Rio Grande do Sul, ouviu pedidos pela UERGS, fez vídeos, deu declarações afirmando a UERGS como uma de suas prioridades. Instaurar uma Comissão para discutir a UERGS e assinar todos essas demandas pendentes parece ser uma prova de que falava a sério. Entretanto, nem tudo parece simples, quando se trata da UERGS. Na Comissão feita para tratar de sua “revitalização”, na Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, há representação de vários órgãos do Estado, como as Secretarias de Educação, de Administração e Recursos Humanos, de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, bem como a Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC) e, da UERGS, apenas membros da Reitoria. Percebemos o desconhecimento por parte dessa nova Secretaria, o que é natural, já que recém empossada, do processo de sustentação da UERGS até agora. Muitas Universidades se sustentam no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão. A UERGS, além desse, sustentou-se no tripé: Docentes, Discentes e Funcionários. A presença, portanto, das entidades representativas destas classes na Comissão da Secretaria é fundamental, mais do que isso, é o que há de mais coerente a se fazer.


Em um de seus vídeos promocionais durante a campanha, Tarso fez uma declaração, no mínimo, bem intencionada. Empolgado com a representação de professores que recebeu, partindo do que falaram como se fosse a totalidade do pensamento da Instituição, no vídeo “Tarso Genro recebe reivindicações da nova direção da UERGS” (http://www.youtube.com/watch?v=M87ZNGgvZ7Q) em 11 de agosto de 2010, o, então futuro governador, declarou que “ A UERGS é uma Instituição que está no centro da nossa visão de Revolução Educacional aqui no Estado: de formação técnica, de qualificação de mão de obra, de extensão voltada para a nossa base produtiva, para inclusão social e para o desenvolvimento regional.”


Palavras fortes e assustadoras quando ditas por um homem que cumpre sua palavra. Teremos de lembrar ao nosso Governador de que o que a UERGS será depende do debate do povo do Rio Grande do Sul em torno dela. Lembrar com carinho, com respeito, já que – pelo menos eu – acreditei em cada palavra do que ele disse. Temos de lembrar, de maneira afetuosa, mas firme, que a UERGS não é uma Universidade de Governo e sim de Estado. Essa é outra demanda pela qual lutamos muito, nós, do tripé da resistência: Docentes, Discentes e Funcionários.


De minha parte, eu quero que a UERGS desenvolva novas tecnologias, que se destaque no mundo, criando novas perspectivas, como o Partido dos Trabalhadores se destacou, criando em Porto Alegre o orçamento participativo. Todavia, minha preocupação é com que tecnologia será essa. Estive nestes últimos dias fazendo uma “volta ao pago”, de Porto Alegre a São Borja de São Borja a Porto Alegre em quatro dias. Nosso estado está tomado depinus, eucaliptos, acácias. O agrotóxico aumenta a demanda das APAES, há gente muito pobre dentro e fora das cidades, acampamentos nas beiras de estradas, há falta de água de um lado e enchentes de outro, o saneamento básico é precário e temos cada vez menos solo fértil. Para esse tipo de problema a UERGS deve trabalhar e descobrir soluções. Deve desenvolver uma ciência limpa, inteligente. Uma ciência que mude o mundo e não que faça com que nossos egressos se adaptem a ele no estado lamentável em que está. Viajando junto com a AMA (ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE) de Guaíba/RS, representando a UERGS, para conhecer 16 projetos socioambientais no interior e na capital do Estado (dias 14, 15,16 e 17/02/2011),da Rede Parceria Social, Secretaria Estadual de Justiça e Desenvolvimento Social (SJDS), da qual a AMA é âncora, com apoio da SULGÁS, pude perceber que há muitos mundos dentro do nosso mundo!  Em algum momento, surgiu na viagem a passagem bíblica: Há muitas moradas na casa de meu Pai. O Governador precisa estar atento a isto. Há muitas moradas que estão à beira da morte por conta de uma ciência burra, imediatista, que consome os recursos naturais e as pessoas. Nós fazemos parte dos recursos naturais. Outro dia, eu comentava sobre o desenvolvimento do Egito, que se pautou por priorizar a industrialização e o agronegócio. Já vimos o fim desse filme triste, nós queremos isso para nós?


Acredito que estamos num grande começo. Estamos todos de parabéns! O Estado todo, que elegeu Tarso em primeiro turno, e nós que vemos que as pautas históricas da UERGS sendo vencidas! Agora, falta o Plano de Carreira, faltam os prédios próprios, os laboratórios, as licenciaturas e falta a alma da UERGS. Quero dizer que essa ALMA da UERGS não será uma Secretaria ou duas que poderão ditar. O que a UERGS vai ser quando crescer deve ser discutido em grandes seminários, grandes encontros, com calma. Pressa nós tivemos até agora! Pressa para escapar de governos totalitários como os dois últimos que abalroaram a UERGS. Muita calma nessa hora, muita conversa com todos, do ápice à base, ou vice-versa. Quando o cão é puxado para trás, no Coult 45, muita coisa pode acontecer num filme do velho oeste, entretanto, é preciso pensar com calma para mirar, é preciso saber a hora certa para apertar no gatilho.


A UERGS esperou tanto tempo essa largada, esperamos tanto tempo para subir aquela escada, agora é o momento de preparar o lugar para todos e todas – com todos e todas – e para ninguém se decepcionar, pensar bem sobre como integrar essa imagem bonita de Revolução Educacional com essa outra meio rude e reducionista como mão de obra. Qual a Universidade que vai se orgulhar em dizer que produz mão de obra? A UERGS tem produzido Sujeitos. Nessa viagem, tive a honra de estar com uma egressa da UERGS, que está envolvida em projetos de cidadania, reciclagem, preservação do meio ambiente e inclusão social. A Danielle Paula Martins, que atua em Guaíba, com a AMA, fazendo Educação Ambiental na preservação do Arroio Passo Fundo. Ela é formada em Tecnóloga em Meio Ambiente pela UERGS de Erexim e Mestre em Geografia pela UFRGS. Também encontrei o Fábio Oliveira, Engenheiro em Bioprocessos, formado pela UERGS de Bento Gonçalves, que é um dos responsáveis pelo Projeto “Aquecendo Corações”, do Centro RETO, de Santa Maria, que envolve destino adequado de resíduos sólidos, energias alternativas, geração de renda e a recuperação de pessoas.


Essa é a morada da UERGS. É onde o povo está. A UERGS começou por honra de um fio de bigode, lá de Bossoroca, agora se alegra com o fio de outro, o de São Borja. Vamos tocando, vamos tocando, homens e mulheres, que honram suas palavras e, com isso, dignificam as muitas moradas da casa de meu Pai.

Profa. Me. Ana Carolina Martins da Silva
Mestre em Comunicação Social
Professora da UERGS

2 comentários:

  1. olha muito bom mesmo
    muita coisa citada ali eu naum sabia
    vamos torcer p q tudo de certo e fiko feliz por ter votado no Tarso...

    ResponderExcluir

Comenta aí!!