Total de visualizações de página

domingo, 23 de janeiro de 2011

Ainda falando de amor


Bom é quando ouvimos! Ontem caí numa discussão com um cara super bacana sobre esse tal de amor. Antes de ele ler o post “Quero matar minha sede de amor”, me disse coisas que fizeram  eu repensar. Deu uma explicação tão boa e convincente, que no mesmo momento já a repassei (em outro diálogo) e hoje tento repassar aqui.

Onde estava em branco no texto anterior, na visão masculina, leiam assim:

   Visão masculina (de um cara diferente): O amor é uma decisão. Decida amar e amarás. A paixão é um sentimento e como todo sentimento, é formado por fases. Você não sente alegria o dia inteiro todos os dias, nem inveja ninguém com essa freqüência, a paixão também é assim. Sentimentos são de momento, de oportunidade, de causa e efeito. Já as decisões claras são seguidas independentemente se chove, faz calor ou se você está com raiva, vão além das variações, além do sentimento. Por exemplo, o amor que seus pais sentem por você, independe se eles estão com raiva, isso por que decidiram te amar. Quando os filhos são pequenos, quantas vezes eles abdicaram de sair, de namorar, fazer qualquer loucura? Preferiram cuidar, zelar... optaram por amar àquela criança. Mas temos pais que abandonam seus filhos, se separam e nem lembram que são pais; esses decidiram não amá-los. O mesmo ocorre com a relação homem/mulher.
           
A teoria deste meu camarada explica muita coisa, como por exemplo, a existência simultânea do amor e outros sentimentos até mesmo opostos a idéia de amor. Pode se amar e ter raiva ao mesmo tempo, pois são coisas diferentes; um é escolha, outro, reação. Porém não podemos amar e querer o mal de alguém, pois os dois são opostos e são planificados, decididos, tramados, optados. Você que escolheu querer o mal daquele indivíduo.

Mas tchê, que bom se todos tivessem o mesmo raciocínio. Pena que são tão diferentes os homens (e as mulheres). Ou não. Que bom que todos são tão diferentes!

3 comentários:

  1. Segue a definição do amor e um grande abraço para uma amiga muito especial que conheci a pouco tempo.

    1 Coríntios 13

    Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

    Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

    E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

    O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,

    não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;

    não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;

    tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

    O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;

    porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.

    Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.

    Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.

    Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.

    Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras! Obrigado Jansen... :D

    ResponderExcluir
  3. Kaoni! Muito bacana seu Blog. Estou gostando bastante dos textos. Esse sobre o amor eu achei bem interessante. Uma visão bem única sobre o amor, nunca tinha visto alguém dar opinião semelhante. Eu acredito que o amor seja algo semelhante, mas não uma escolha, porque não se escolhe de quem vai amar, apenas ama-se, sem mais um porquê nem quando. O que acontece é que ele desgastasse e muitas pessoas aprendem a "recuperá-lo", a "tratá-lo" para q mesmo q se fira esse amor, ele se renove. Mas existem muitas variantes envolvidas q outra hora eu explico melhor, mas tá dez! Curti muito!
    BJos do amarelo

    ResponderExcluir

Comenta aí!!